
Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros
O parque engloba uma área de cerrado de altitude com centenas de nascentes e cursos d’água e rochas de mais de um bilhão de anos. Esta Unidade de Conservação (UC) preserva áreas de antigos garimpos como parte da história local. Em 2001, a Chapada dos Veadeiros foi declarada Patrimônio Natural da Humanidades pela Unesco.
O Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros é assim denominado devido ao topônimo “Veadeiros”, não relacionado ao veado, que já teve ocorrência expressiva na área, mas sim ao cão que o farejava e perseguia. De acordo com dados históricos da região, esse topônimo aplicou-se, inicialmente, à Fazenda do Sr. Francisco de Almeida, que ali se estabeleceu de forma pioneira a partir de 1750.
Aspectos naturais
A elevada altitude do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros e a disponibilidade de água, contribuiu para uma alta diversidade fisionômica, transformando esta porção do cerrado em um grande mosaico de paisagens naturais que engloba formações florestais, savânicas e campestres.
O entorno do Parque oferece mais de 50 recursos naturais para visitação. Os atrativos naturais podem ser divididos entre cachoeiras e banhos de rio, trilhas, travessias, águas termais, mirantes e outros acidentes geográficos.
Relevo e clima
A região nordeste do estado de Goiás está inserida em uma zona de transição entre os domínios dos climas da região amazônica e dos semi-áridos da caatinga do nordeste brasileiro.
As temperaturas médias mensais estão entre 21º e 25ºC (junho a setembro) e entre 18º e 22ºC (nos outros meses do ano). O clima da região possui médias máximas de temperatura altas, variando entre 27º e 32ºC, com as médias mínimas atingindo valores entre 16º e 19ºC. Entretanto, as máxima absolutas podem chegar a 40º C e as mínimas absolutas alcançando valores próximos a 0ºC.
Fauna e flora
Cerca de dois terços da região da Chapada dos Veadeiros encontravam-se cobertos primitivamente por savana estacionais em solos bem drenados (os cerrados).
Considerado uma das formações ecológicas de maior diversidade biológica e de ambientes, o Cerrado (lato sensu) encontra-se entre as savanas mais ricas de todo o planeta. Essa formação abrange totalmente os estados de Goiás, Tocantins e o Distrito Federal, distribuindo-se, ainda que em proporção menor, por 14 outros estados do país.
É uma das regiões menos conhecidas da América do Sul, sendo que quase 60% do Cerrado não possui estudos biológicos e, portanto, sua probabilidade de perder espécies é potencialmente alta. De acordo com alguns estudos, a fauna de vertebrados do Cerrado é rica, sendo que são conhecidas 196 espécies de mamíferos, 837 espécies de aves, 184 de répteis, 113 de anfíbios e 780 de peixes. Quanto aos invertebrados, estima-se que existam 90.000 espécies.
Na lista das espécies ameaçadas nesta UC, destacam-se o cervo-do-pantanal, o gato-do-mato, o lobo-guará, o tico-tico-do-mato, o gato-maracujá, o gato-palheiro, o pato mergulhão, o tamanduá-bandeira, onça pintada, tatu-canastra, inhambu-carapé, socó-jararaca e a águia-cinzenta.
Serra do Tombador
A Reserva Natural Serra do Tombador está localizada no município de Cavalcante, a cerca de 420km de Brasília e a Localizada a 20km do Parque Nacional Chapada dos Veadeiros. A área foi adquirida pela Fundação Grupo Boticário em 2007 e reconhecida pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) como Reserva Particular do Patrimônio Natural em 2009.
A unidade ecológica da região da Chapada dos Veadeiros, onde se localiza a Serra do Tombador (RNST),
é tipicamente de Cerrado, coberta por um mosaico de vegetação savânica que pode variar de aberta a fechada, intercalada por manchas de vegetação campestre e formações florestais.
A Reserva oferece espaço para a realização de pesquisas científicas e ainda não está aberta à visitação pública. Até o momento da elaboração deste plano de manejo, foram registradas para a RNST 435 espécies de fanerógamas e duas espécies de criptógamas, distribuídas em 94 famílias botânicas, destacando-se: Leguminosae (51 espécies), Melastomataceae (23 espécies), Rubiaceae (18 espécies), Myrtaceae (16 espécies),
Poaceae (13 espécies), Cyperaceae (12 espécies), Vochysiaceae (12 espécies), Malpighiaceae (10 espécies), Asteraceae (10 espécies) e Annonaceae (10 espécies); além de 35 espécies de mamíferos, 346 espécies de aves, 56 espécies de répteis e anfíbios no local.
(http://www.wikiparques.org/wiki/Parque_Nacional_da_Chapada_dos_Veadeiros)
Na fanpage e no instagram do Chalé Chapada dos Veadeiros iremos fornecer, constantemente, curiosidades e informações sobre a flora e fauna dessa região tão rica em biodiversidade.
Acesse: https://www.facebook.com/chalechapadadosveadeiros/?fref=ts
https://www.instagram.com/chalechapadadosveadeiros/